Dificuldades de familiares cuidadores de crianças portadoras de diabetes mellitus: revisão da literatura

Autores

  • Antonio Cláudio do Rego Coelho claudioenfbio@gmail.com
    Universidade da Amazônia
  • Adriana Costa Miranda adrianacostapa2013@hotmail.com
    Universidade da Amazônia
  • Odaléa Larissa dos Santos Neves oda.larissa@gmail.com
    Universidade da Amazônia
  • Tayanna Rafaella Silva dos Santos tayrafa@hotmail.com
    Universidade da Amazônia

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2016.6.18.44-50

Palavras-chave:

Diabetes Infantil, Dificuldades, Adaptação

Resumo

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos. O estudo tem como objetivo conhecer as dificuldades dos familiares cuidadores, quanto às medicações, controle da doença e mudanças nos hábitos alimentares. Trata-se de um estudo de revisão da literatura com abordagem qualitativa, nas bases de dados LILACS, BVS Enfermagem, SciELO. Resultado Esperado: Afim de alcançar melhorias em relação às dificuldades de familiares cuidadores de crianças portadoras de DM e entendendo que o tratamento do diabetes mellitus em criança e adolescente envolve vários fatores, exigindo um acompanhamento seguro e contínuo por parte dos pais e da criança para um bom controle metabólico, urge intensificarmos a implantação de programas com equipes multidisciplinares que ofereçam apoio a esta clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cláudio do Rego Coelho, Universidade da Amazônia

Enfermeiro. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano. Especialização em Enfermagem Obstétrica. Docente do curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Adriana Costa Miranda, Universidade da Amazônia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Odaléa Larissa dos Santos Neves, Universidade da Amazônia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Tayanna Rafaella Silva dos Santos, Universidade da Amazônia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Referências

Marcon S, Faquinello P, Fonseca E, Haddad M, Barreto M. Assistência às Crianças com Diabetes tipo 1 na visão da família: uma abordagem qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing. 2009.

Zanetti M, Mendes I, Ribeiro K. O desafio para o controle domiciliar em crianças e adolescentes diabéticas tipo 1. Rev Latino-Am Enferm. 2011.

Brasil. Diabetes Mellitus. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde. 2014.

Moreira P, Dugas G. Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança. Rev Latino-Am Enferm. 2012.

Nascimento L, Amaral M, Sparapani V, Fonseca L, Nunes M, Dupas G. Diabetes Mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças. Rev Esc Enferm USP. 2011.

Faeda A, Martins C. Assistência de enfermagem a um paciente portador de Diabetes Mellitus. Brasília: Rev Bras Enferm. 2012.

Publicado

15-12-2016
Métricas
  • Visualizações 1
  • PDF downloads: 1

Como Citar

REGO COELHO, A. C. do .; COSTA MIRANDA, A. .; SANTOS NEVES, O. L. dos .; SILVA DOS SANTOS, T. R. . Dificuldades de familiares cuidadores de crianças portadoras de diabetes mellitus: revisão da literatura. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 44–50, 2016. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2016.6.18.44-50. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/112. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos