Como melhorar a qualidade dos serviços de saúde comunitária
DOI:
10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.2.23-28Palavras-chave:
Comunidade, Saúde, Qualidade dos ServiçosResumo
Trata-se de uma investigação sobre como melhorar a qualidade dos serviços de saúde comunitária, visando à promoção da saúde pública favorecendo qualidade de vida, promovendo estilos de vida saudáveis, dando particular importância à informação da saúde ao contexto social, econômico, político e ao desenvolvimento de novos conhecimentos sobre os determinantes da saúde na comunidade. Tem como objetivo de levar ao conhecimento do profissional de saúde uma melhoria na qualidade de saúde. Este estudo consiste em uma revisão literária onde visa contribuir e explicitar uma pesquisa teórica sobre o assunto. A incorporação da percepção dos usuários pode-se constituir em instrumento para avaliar a qualidade dos serviços públicos urbanos. No entanto a participação dos usuários necessita ser feita de forma organizada, através de métodos possam efetivamente introduzir esta informação no processo de garantia da qualidade destes serviços.
Downloads
Referências
Silva LMV, Formigli VLA. Avaliação em saúde: limites e perspectivas. Rio de Janeiro: Caderno de Saúde Pública; 1994.
Andrade V, Coelho MASM. O processo educacional na promoção de ações comunitárias em Saúde. Revista Brasileira de Cancerologia. 1997; 43(1).
Programa Nacional De Avaliação De Serviços De Saúde (PINASS). Resultados do processo avaliativo 2004-2006. Brasília, dez 2006. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://pnass.datasus.gov.br>. Acesso em: 15 fev 2011.
Halal IS, Sparrenberger F, Bertoni AM, Ciacomet C, Seibel CE, Lahude FM, et al. Avaliação da qualidade de assistência primária à saúde em localidade urbana da região sul do Brasil. São Paulo: Revista de Saúde Pública; 1994.
Conill EM. Políticas de atenção primária e reformas sanitárias: discutindo a avaliação a partir da análise do Programa Saúde da Família em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1994 - 2000. Rio de Janeiro: Caderno de Saúde Pública; 2002.
Davini, M.C. Educação Permanente en Salud. Serie Paltex para ejecutores de Programas de Salud, 38: 1995.
D’Innocenzo M, Adami NP, Cunha ICKO. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006; 59(1):84-8.
Nascimento IJ, Leitão RER, Vargens OMC. A qualidade nos serviços de saúde pública segundo enfermeiros que gerenciam unidades básicas de saúde. Rio de Janeiro. Rev Enferm - UERJ. 2006; 14(3):350-6.
Oliveira LQ. Ações para melhoria da qualidade dos serviços de empresas públicas. Taubaté: UNITAU; 2003.
Eduardo MBP, Miranda ICS. Saúde e Cidadania. Disponível em <http://www.saude.sc.gov.br>. Acesso em: 25 mar 2011.
Marcineiro N. Implantação do gerenciamento pela qualidade total na polícia militar de Santa Catarina: um estudo de caso, 2001. Santa Catarina: UFSC; 2003.
Almeida LG. Qualidade: introdução a um processo de melhoria. Rio de Janeiro: Qualymark; 1995.
Publicado
- Visualizações 2
- PDF downloads: 1