Parada cardiorrespiratória: o conhecimento, atitude e prática de acadêmicos

Autores

  • Tamara Espíndola de Morais tamara.morais.espindola@gmail.com
    UNIPLAN
  • Lucas Ventura de Lima lucasventura7510@gmail.com
    UNIPLAN
  • Marcia Silva Nogueira marciaoliveira271282@gmail.com
    UNIPLAN

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2019.9.28.155-161

Palavras-chave:

Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Suporte Básico de Vida

Resumo

Avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos do curso de Educação Física em um Centro Universitário no Distrito Federal a respeito do reconhecimento, atitude e prática frente à parada cardiorrespiratória. Trata se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, que foi realizada em um Centro Universitário do Distrito Federal, por meio de um questionário direcionado aos acadêmicos do curso de Educação Física que estivessem de acordo com os critérios de seleção e desejassem participar. Todos os acadêmicos demonstraram possuir algum tipo de conhecimento sobre PCR, mas não se declaram aptos para realizar algum tipo de intervenção. É possível constatar que os acadêmicos possuem sim um relativo conhecimento sobre PCR e sobre os primeiros cuidados a serem prestados à vítima, porém, ainda demostram insegurança para a realização das manobras de RCP com eficiência, o que sugere a aplicação de curso extensionistas, de atualização e aperfeiçoamento desses graduandos.

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Biografia do Autor

Tamara Espíndola de Morais, UNIPLAN

Enfermeira egressa do curso de enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, Águas Claras - DF, Brasil.

Lucas Ventura de Lima, UNIPLAN

Enfermeiro egresso do curso de enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, Águas Claras - DF, Brasil.

Marcia Silva Nogueira, UNIPLAN

Professora Integral do curso de enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, Águas Claras - DF, Brasil.

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Publicado

28-12-2019
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Como Citar

ESPÍNDOLA DE MORAIS, T. .; VENTURA DE LIMA, L. .; SILVA NOGUEIRA, M. . Parada cardiorrespiratória: o conhecimento, atitude e prática de acadêmicos. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 9, n. 28, p. 155–161, 2019. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2019.9.28.155-161. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/231. Acesso em: 3 out. 2024.

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