Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem

Autores

  • Kazia Lena Martinele Lopes da Silva Rodrigues kazialena25@gmail.com
    FANEC
  • Erlivânia Aparecida de Lucena erli87238566@gmail.com
    FANEC
  • Vanessa Mandu Pereira mandu_vanessa@hotmail.com
    FANEC
  • Jackson Jhonatan Vieira do Nascimento jhonatanvieira2011@hotmail.com
    UNP
  • Natália Fonseca de Araújo tatally@hotmail.com
    Enfermeira
  • Paula Clivelânia Virgulino Pereira clivelania@hotmail.com
    Discente
  • Nadja Raquel de Sousa Farias Costa nadja_enf@hotmail.com
    Enfermeira
  • Luiza de Marilac Alves da Fonsêca luiza_fonseca@hotmail.com
    Enfermeira
  • Vinicius Lino de Souza Neto vinolino@hotmail.com
    Enfermeiro

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.30.245-250

Palavras-chave:

Dimensionamento, Enfermagem, Ensino

Resumo

Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Kazia Lena Martinele Lopes da Silva Rodrigues, FANEC

Discente, Graduação em Enfermagem, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura de Natal/ FANEC. Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Erlivânia Aparecida de Lucena, FANEC

Discente, Graduação em Enfermagem, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura de Natal/ FANEC. Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Vanessa Mandu Pereira, FANEC

Discente, Graduação em Enfermagem, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura de Natal/ FANEC. Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Jackson Jhonatan Vieira do Nascimento, UNP

Discente, Graduação em Enfermagem, Universidade Potiguar, UNP, Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Natália Fonseca de Araújo, Enfermeira

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos (FIP).

Paula Clivelânia Virgulino Pereira, Discente

Discente, Graduação em Enfermagem, Faculdade Mauricio de Nassau - RN, Brasil.

Nadja Raquel de Sousa Farias Costa, Enfermeira

Enfermeira, Graduada pela Faculdade Santa Maria - Cajazeiras, PB.

Luiza de Marilac Alves da Fonsêca, Enfermeira

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil.

Vinicius Lino de Souza Neto, Enfermeiro

Enfermeiro, Graduado pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG Campina Grande (PB), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

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Publicado

30-06-2020
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Como Citar

LOPES DA SILVA RODRIGUES, K. L. M. .; APARECIDA DE LUCENA, E. .; MANDU PEREIRA, V. .; VIEIRA DO NASCIMENTO, J. J. .; FONSECA DE ARAÚJO, N.; VIRGULINO PEREIRA, P. C. .; SOUSA FARIAS COSTA, N. R. de; ALVES DA FONSÊCA, L. de M. .; SOUZA NETO, V. L. de . Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 245–250, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.30.245-250. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência