Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa

Autores

  • Alex José de Vasconcelos alexvasconcelos@hotmail.com
    Enfermeiro
  • Lívia Pereira Daniel liviapp@hotmail.com
    Enfermeira
  • Sandrele Gonçalves de Oliveira goncalvessandrele@gmail.com
    UNIVISA
  • Maria Mariana Barros Melo da Silveira marianabms@gmail.com
    Enfermeira
  • Amanda Tavares Xavier amanda-xavier@hotmail.com
    Enfermeira
  • João Victor Batista Cabral jvbcabral@gmail.com
    Enfermeiro

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.33.90-98

Palavras-chave:

Parada Cardíaca, Reanimação Cardiopulmonar, Educação em Enfermagem

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR.

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Biografia do Autor

Alex José de Vasconcelos, Enfermeiro

Enfermeiro. Egresso do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Lívia Pereira Daniel, Enfermeira

Enfermeira. Egressa do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Sandrele Gonçalves de Oliveira, UNIVISA

Acadêmica de enfermagem do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Enfermeira

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Amanda Tavares Xavier, Enfermeira

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco. Docente do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

João Victor Batista Cabral, Enfermeiro

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

29-03-2021
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Como Citar

VASCONCELOS, A. J. de .; PEREIRA DANIEL, L. .; GONÇALVES DE OLIVEIRA, S. .; BARROS MELO DA SILVEIRA, M. M. .; TAVARES XAVIER, A. .; BATISTA CABRAL, J. V. . Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 90–98, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.33.90-98. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353. Acesso em: 4 out. 2024.

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