Projeto terapêutico singular durante estágio em ambiente hospitalar: relato docente

Autores

  • Luiza Cremonese lu_cremonese@hotmail.com
    UFSM
  • Laísa Xavier Schuh lala_schuh@hotmail.com
    ULBRA
  • Camila Nunes Barreto camilabarreto_6@msn.com
    UFSM
  • Fernanda Quevedo Alves feqalves@yahoo.com.br
    UNISC
  • Oclaris Lopes Munhoz oclaris_munhoz@hotmail.com
    UFSM
  • Diego Schaurich eu_diegosch@hotmail.com
    UFRGS

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.203-211

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Estágio Clínico

Resumo

Relatar a experiência docente de utilização do Projeto Terapêutico Singular em ambiente hospitalar durante o estágio supervisionado do 10º semestre do Curso de Bacharel em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de docentes de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul a partir da vivência prática da utilização do PTS em cenário hospitalar. A solicitação para realização do PTS ocorreu na disciplina de Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso Hospitalizado, do Curso de Graduação em Enfermagem. O PTS possibilitou que o discente conseguisse organizar melhor suas ideias e proposições de cuidado alicerçado em evidências científicas, culminando em maior associação teórica e prática. O PTS é uma tecnologia capaz de auxiliar na interpretação do processo saúde-doença, fortalece a autonomia e preparo do acadêmico para realizar discussões de casos e proposições de soluções de problemáticas pertinentes à prática assistencial, fortalecendo seu pensamento crítico-reflexivo no cuidado de enfermagem.

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Biografia do Autor

Luiza Cremonese, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente na Universidade Luterana do Brasil Campus Cachoeira do Sul - ULBRA. Cachoeira do Sul, RS, Brasil.

Laísa Xavier Schuh, ULBRA

Enfermeira. Mestra e Doutoranda em Educação na Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC. Docente na Universidade Luterana do Brasil Campus Cachoeira do Sul - ULBRA. Cachoeira do Sul, RS, Brasil.

Camila Nunes Barreto, UFSM

Enfermeira. Mestra e Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente na Universidade Luterana do Brasil Campus Cachoeira do Sul - ULBRA. Cachoeira do Sul, RS, Brasil.

Fernanda Quevedo Alves, UNISC

Enfermeira. Mestra em Promoção da Saúde pela Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenadora de Enfermagem na Universidade Luterana do Brasil Campus Cachoeira do Sul - ULBRA. Cachoeira do Sul, RS, Brasil.

Oclaris Lopes Munhoz, UFSM

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente do Sistema de Ensino Gaúcho - SEG RSTEC Serviços Educacionais. Santa Maria, RS, Brasil.

Diego Schaurich, UFRGS

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente do Sistema de Ensino Gaúcho - SEG RSTEC Serviços Educacionais. Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

CREMONESE, L. .; SCHUH, L. X. .; NUNES BARRETO, C. .; QUEVEDO ALVES, F. .; LOPES MUNHOZ, O. .; SCHAURICH, D. . Projeto terapêutico singular durante estágio em ambiente hospitalar: relato docente. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 203–211, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.203-211. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/405. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos