Estudo do uso de psicoestimulantes por acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Micael Franco Alves micaelfranco@live.com
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  • Jessica Pires de Aguiar jessicapires.0205@gmail.com
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  • Aline Zandonadi Lamas azlamas@gmail.com
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DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.287-295

Palavras-chave:

Psicoestimulantes, Acadêmicos de Enfermagem, Metilfenidato

Resumo

Psicoestimulantes são drogas que tem em comum o aumento da atividade motora e a redução da necessidade de sono. No ambiente acadêmico, a introdução dessas drogas tem como objetivo o aumento da atenção, concentração e disposição. O objetivo desta pesquisa é identificar o percentual de acadêmicos de enfermagem, de uma faculdade privada do Espírito Santo, que usam psicoestimulantes com a finalidade de obterem maiores rendimentos nos estudos. Realizado um estudo observacional quantitativo e descritivo. Constatou-se que 50 alunos (30,3%) afirmam ter usado algum psicoestimulante, ocorrendo principalmente, por meio de influências de amigos ou por conta própria (68%). O Metilfenidato (Ritalina®) demonstrou ser a substância mais prevalente (63%). É possível observar que o consumo de psicoestimulantes por acadêmicos de enfermagem tem por finalidade obter aumento na performance acadêmica, além disso, o meio de obtenção desses fármacos nos deixa em alerta, pois a maioria não possui nenhuma indicação médica para o uso.

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Biografia do Autor

Micael Franco Alves, MULTIVIX

Graduando em Enfermagem pela Faculdade Brasileira (MULTIVIX).

Jessica Pires de Aguiar, MULTIVIX

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Brasileira (MULTIVIX).

Aline Zandonadi Lamas, MULTIVIX

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Docente na Faculdade Brasileira (MULTIVIX).

Referências

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

FRANCO ALVES, M. .; PIRES DE AGUIAR, J. .; ZANDONADI LAMAS, A. . Estudo do uso de psicoestimulantes por acadêmicos de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 287–295, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.287-295. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/414. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos