Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: revisão sistemática

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.221-235

Palavras-chave:

Cognição, Cuidador Familiar, Doença de Alzheimer, Revisão Sistemática

Resumo

O aumento de idosos diagnosticados com Doença de Alzheimer (DA) traz desafios à sociedade. Intervenções voltadas aos cuidadores surgem com objetivo de superá-los, melhorando sua saúde e desempenho no cuidado. Sintetizar informações de estudos com intervenções psicoeducacionais para cuidadores informais de idosos com DA e identificar seus efeitos. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio de busca nas bases: Scopus, PubMed, SciELO, BVS, Web of Science e PsycINFO, por artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre 2015 e 2019. Oito artigos foram elegíveis para a análise qualitativa, os quais variaram seu tamanho amostral entre dez e 139 cuidadores e o tempo de intervenção entre três e doze meses. As intervenções demonstraram melhora no conhecimento sobre DA, autoeficácia, resiliência e desempenho cognitivo dos cuidadores. Modelos de intervenções psicoeducacionais para essa população são propostos em diferentes formatos e demonstram efeitos positivos em variados aspectos.

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Biografia do Autor

Ana Julia de Souza Caparrol , UFSCar

Gerontóloga, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Gabriela Martins , UFSCar

Gerontóloga, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Diana Quirino Monteiro , UFSCar

Mestra em Ciências da Saúde, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Gustavo Carrijo Barbosa, UFSCar

 Fisioterapeuta, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Thais Juliana Medeiros , UFSCar

Psicóloga e Cientista Social, Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Aline Cristina Martins Gratão, UFSCar

PhD em Ciências da Saúde, Docente do Departamento de Gerontologia e do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

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Publicado

23-11-2021
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Como Citar

SOUZA CAPARROL , A. J. de .; MARTINS , G. .; QUIRINO MONTEIRO , D. .; CARRIJO BARBOSA, G. .; MEDEIROS , T. J. .; MARTINS GRATÃO, A. C. . Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: revisão sistemática. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 221–235, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.221-235. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/450. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

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Artigos