Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: revisão sistemática
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.35.221-235Palavras-chave:
Cognição, Cuidador Familiar, Doença de Alzheimer, Revisão SistemáticaResumo
O aumento de idosos diagnosticados com Doença de Alzheimer (DA) traz desafios à sociedade. Intervenções voltadas aos cuidadores surgem com objetivo de superá-los, melhorando sua saúde e desempenho no cuidado. Sintetizar informações de estudos com intervenções psicoeducacionais para cuidadores informais de idosos com DA e identificar seus efeitos. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio de busca nas bases: Scopus, PubMed, SciELO, BVS, Web of Science e PsycINFO, por artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre 2015 e 2019. Oito artigos foram elegíveis para a análise qualitativa, os quais variaram seu tamanho amostral entre dez e 139 cuidadores e o tempo de intervenção entre três e doze meses. As intervenções demonstraram melhora no conhecimento sobre DA, autoeficácia, resiliência e desempenho cognitivo dos cuidadores. Modelos de intervenções psicoeducacionais para essa população são propostos em diferentes formatos e demonstram efeitos positivos em variados aspectos.
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