Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2023.13.41.55-65

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem Militar, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino

Resumo

Avaliar o uso de metodologia ativa baseada na problematização em alunos (técnicos de enfermagem) comparado a metodologia tradicional. Estudo de intervenção, comparativo. O campo de estudo foi uma escola de saúde de uma instituição militar no Brasil. Esse estudo trabalhou com a população total composta por 145 alunos, sendo excluídos 12 por estarem com COVID-19. Em termos quantitativos, não foi identificada diferença estatisticamente significante (p= 0,761) entre os grupos que usaram metodologia ativa e metodologia tradicional, bem como no aspecto qualitativo. Porém no grupo que usou a metodologia ativa houve mais interação dos alunos e participação, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais fluido. Evidenciou-se que a metodologia ativa foi mais efetiva comparada a metodologia tradicional para facilitar a concentração, interação dos alunos e participação dos alunos.

Descritores: Enfermagem, Enfermagem Militar, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino.

 

Use of active methodology compared to traditional methodology in nursing education: intervention research

Abstract: To evaluate the use of active methodology based on problematization in students (nursing technicians) compared to the traditional methodology. Intervention study, comparative. The field of study was a health school of a military institution in Brazil. This study worked with the total population of 145 students, 12 of whom were excluded because they had COVID-19. In quantitative terms, no statistically significant difference was identified (p= 0.761) between the groups that used active methodology and traditional methodology, as well as in the qualitative aspect. However, in the group that used the active methodology, there was more student interaction and participation, making the teaching-learning process more fluid. It was evidenced that the active methodology was more effective compared to the traditional methodology to facilitate concentration, student interaction and student participation.

Descriptors: Nursing, Military Nursing, Education Nursing, Problem-Based Learning, Teaching.

 

Uso de la metodología activa frente a la metodología tradicional en la educación de enfermería: investigación de intervención

Resumen: Evaluar el uso de la metodología activa basada en la problematización en estudiantes (técnicos de enfermería) frente a la metodología tradicional. Estudio de intervención, comparativo. El campo de estudio fue una escuela de salud de una institución militar en Brasil. Este estudio trabajó con la población total de 145 estudiantes, de los cuales 12 fueron excluidos por tener COVID-19. En términos cuantitativos no se identificó diferencia estadísticamente significativa (p= 0,761) entre los grupos que utilizaron metodología activa y metodología tradicional, así como en el aspecto cualitativo. Sin embargo, en el grupo que utilizó la metodología activa hubo más interacción y participación de los estudiantes, haciendo más fluido el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se evidenció que la metodología activa fue más efectiva en comparación con la metodología tradicional para facilitar la concentración, la interacción de los estudiantes y la participación de los estudiantes.

Descriptores: Enfermería, Enfermería Militar, Educación em Enfermeira, Aprendizaje Basado em Problemas, Enseñanza.

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Publicado

16-01-2023
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Como Citar

SILVA, R. P. .; CAMACHO, A. C. L. F. . Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 55–65, 2023. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.55-65. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos