Ações educativas do enfermeiro para a qualidade de vida de pessoas idosas com Alzheimer

Autores

  • Valquíria Santina Silveira Lima val_santina@hotmail.com
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.38.436-441

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Enfermagem, Idoso

Resumo

A partir do diagnóstico da Doença de Alzheimer, algumas famílias reagem de forma negativa e não aceitam o resultado, retardando assim o tratamento aos idosos, outras aceitam porém ficam totalmente perdidas diante das novas dinâmicas de cuidados e ambas as situações os idosos ficam com a sua qualidade de vida comprometida. O objetivo é descrever as atividades educativas realizadas pelo enfermeiro para melhora da qualidade de vida de pessoas idosas com Alzheimer. Estudo de revisão bibliográfica da literatura, através de artigos publicados nos últimos 6 anos, no período de 2015 a 2021. A população brasileira idosa tem crescido de forma acelerada nas últimas décadas, devido ao aumento da expectativa de vida e com este fenômeno temos visto inúmeros casos de idosos com a Doença de Alzheimer. As ações educativas desenvolvidas pelo enfermeiro visam a educação em saúde e promoção do cuidado de forma participativa e dinâmica, favorecendo autonomia e melhor qualidade de vida.

Descritores: Doença de Alzheimer, Enfermagem, Idoso.

 

Nurse's educational actions for the quality of life of elderly people with Alzheimer's

Abstract: From the diagnosis of Alzheimer's Disease, some families react negatively and do not accept the result, thus delaying the treatment of the elderly, others accept but are totally lost in the face of the new dynamics of care and in both situations the elderly are left with their compromised quality of life. The objective is to describe the educational activities carried out by nurses to improve the quality of life of elderly people with Alzheimer's. Literature review study, through articles published in the last 6 years, from 2015 to 2021. The elderly Brazilian population has grown rapidly in recent decades, due to the increase in life expectancy and with this phenomenon we have seen numerous elderly with Alzheimer's disease. The educational actions developed by nurses aim at health education and care promotion in a participatory and dynamic way, favoring autonomy and better quality of life.

Descriptors: Alzheimer's Disease, Nursing, Elderly.

 

Acciones educativas del enfermero para la calidad de vida de ancianos con Alzheimer

Resumen: A partir del diagnóstico de la Enfermedad de Alzheimer, algunas familias reaccionan negativamente y no aceptan el resultado retrasando así el tratamiento del adulto mayor, otras aceptan pero se pierden totalmente ante las nuevas dinámicas de atención y en ambas situaciones los adultos mayores se quedan con su comprometida calidad de vida. El objetivo es describir las actividades educativas que realizan las enfermeras para mejorar la calidad de vida de las personas mayores con Alzheimer. Estudio de revisión de literatura, a través de artículos publicados en los últimos 6 años, de 2015 a 2021. La población anciana brasileña ha crecido rápidamente en las últimas décadas, debido al aumento de la esperanza de vida y con este fenómeno hemos visto numerosos ancianos con enfermedad de Alzheimer. Las acciones educativas desarrolladas por los enfermeros tienen como objetivo la educación en salud y la promoción del cuidado de forma participativa y dinámica, favoreciendo la autonomía y mejor calidad de vida.

Descriptores: Enfermedad de Alzheimer, Enfermería, Anciano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Faustino dos Santos Maia, Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva. Docente e Coordenador do Curso de Enfermagem na Faculdade Estácio de Carapicuíba. Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE. Editor Científico.

Referências

Silva SFP, Araújo AHIM e Mendes MIOI. Assistência de Enfermagem ao paciente portador de Alzheimer: uma revisão da literatura. Revista JRG Estudos Acadêmicos. 2021; 20(12):10-15.

Silva AAES, Silva AM, Gadelha EV, Oliveira ML, Bisagni C. O enfermeiro no processo educativo para cuidadores do mal de Alzheimer. Presença. 2016; 2(6):1-12.

Sales JNF, Santos KMAO, Miranda RNC, et al. A enfermagem no cuidado com o idoso portador de Alzheimer. Rev Eletr Acervo Saúde. 2019; 18:e235.

Fernandes LML, Bezerra MM, Medeiros FAL. Atuação da enfermagem junto a cuidadores de idosos com Alzheimer: uma revisão integrativa da literatura. CIEH Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. 2016.

Santos IS, Salgueiro CDBL, Barbosa VFB, et al. Gerontotecnologia cuidativo-educacional: oficinas temáticas com cuidadores familiares de idosos com demência de Alzheimer. Enferm Brasil. 2021; 20(5):614-26.

Medeiros LS, Paixão MES, Celestino MNS, et al. Refletindo sobre a vivência do cuidador familiar de idosos com Alzheimer e a importância do profissional de enfermagem: uma revisão. CIEH VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2021.

Rolim BA, Silva ML, Souza KC, et al. A importância do cuidado de enfermagem ao paciente com Alzheimer. Research, Society Development. 2022; 11(3):e36011326625.

Teixeira ILN, Nunes SS, Anversa ETR, Flores GC. Qualidade de vida do cuidador familiar de idoso com Alzheimer: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(2):5221-5237.

Mattos EBT, Kovács MJ. Doença de Alzheimer: a experiência única de cuidadores familiares. Psicologia USP. 2020; 31:e180023.

Cesário VAC, Leal MCC, Marques APO, Claudino KA. Estresse e qualidade de vida do cuidador familiar de idoso portador da doença de Alzheimer. Saúde Debate. 2017; 41(112):171-182.

Publicado

28-06-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

LIMA, V. S. S. .; MAIA, L. F. dos S. Ações educativas do enfermeiro para a qualidade de vida de pessoas idosas com Alzheimer. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 38, p. 436–441, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.436-441. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/669. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos