A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
DOI:
10.24276/rrecien2022.12.40.88-92Palavras-chave:
Enfermagem, Idoso, Educação em Saúde, DemênciaResumo
Este artigo apresenta como objetivo analisar a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demência. É uma proposta de análise reflexiva, com abordagem qualitativa tendo em foco a educomunicação na educação em saúde contextualizado na realidade de cuidadores de idosos com demência visando a autonomia do cuidador diante da realidade vivenciada e suas especificidades. Este artigo está construído nos seguintes tópicos de discussão: a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demências e a educomunicação no contexto da enfermagem direcionado a realidade do paciente. A educomunicação nos traz reflexões importantes sobre os conteúdos ministrados numa perspectiva dialógica voltada para a educação em saúde e vislumbrando uma perspectiva transdisciplinar tanto nas especificidades cotidianas de enfrentamento como na assistência à saúde. Portanto, a educomunicação nos fornecem propostas relevantes de uma educação em saúde baseado no diálogo em que o cuidador é o centro do processo.
Descritores: Enfermagem, Idoso, Educação em Saúde, Demência.
Educommunication in health education for caregivers with dementia
Abstract: This article aims to analyze educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia. It is a proposal of reflective analysis, with a qualitative approach, focusing on educommunication in health education contextualized in the reality of caregivers of elderly people with dementia, aiming at the caregiver's autonomy in the face of the reality experienced and its specificities. This article is built on the following topics of discussion: educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia and educommunication in the context of nursing directed to the patient's reality. Educommunication brings us important reflections on the contents taught in a dialogical perspective focused on health education and envisioning a transdisciplinary perspective both in the daily specificities of coping and in health care. Therefore, educommunication provides us with relevant proposals for health education based on dialogue in which the caregiver is the center of the process.
Descriptors: Nursing, Aged, Health Education, Dementia.
La educomunicación en la educación para la salud de los cuidadores con demencia
Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia. Se trata de una propuesta de análisis reflexivo, con abordaje cualitativo, con foco en la educomunicación en educación en salud contextualizada en la realidad de cuidadores de ancianos con demencia, visando la autonomía del cuidador frente a la realidad vivida y sus especificidades. Este artículo se construye a partir de los siguientes temas de discusión: la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia y la educomunicación en el contexto de la enfermería dirigida a la realidad del paciente. La educomunicación nos trae importantes reflexiones sobre los contenidos impartidos en una perspectiva dialógica centrada en la educación en salud y vislumbrando una perspectiva transdisciplinar tanto en las especificidades cotidianas del afrontamiento como en el cuidado de la salud. Por lo tanto, la educomunicación nos brinda propuestas relevantes de educación para la salud basadas en el diálogo en el que el cuidador es el centro del proceso.
Descriptores: Enfermería, Anciano, Educación en Salud, Demencia.
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