A atuação do enfermeiro educador na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

Autores

  • Susanne Laura da Silva Ferrari dos Santos susannelferrari@hotmail.com
    https://orcid.org/0000-0003-0697-1003
  • Mara Villas Boas de Carvalho carvalho-mara@uol.com.br
  • Nair Gomes Pereti Cremonesi naircremonesi@gmail.com
  • Lívia Cristina Scalon da Costa Perinoti livia.scalon@hotmail.com

DOI:

10.24276/rrecien2023.13.41.198-210

Palavras-chave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Prevenção, Enfermeiro, HIV

Resumo

Incluído no binômio saúde-doença, se encontram as Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como problema de saúde pública mundial. O estudo teve como objetivo entender qual a principal dificuldade que mulheres encontraram antes de contraírem o HIV, e qual o papel do enfermeiro na prevenção. Através da utilização de métodos mistos e estratégias de triangulação concomitante, realizada no “Serviço de Atendimento Especializado” HIV/AIDS (SAE) na cidade de São João da Boa Vista. Os resultados obtidos permitiram identificar que 98% das mulheres não tiveram conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis antes de iniciarem suas atividades sexuais. Conclui-se que a solução para essa epidemia, está na educação, excepcionalmente na área da saúde, onde o enfermeiro educador em qualquer contato com o adolescente, possa incorporar as informações necessárias que estavam ausentes no conhecimento do adolescente, como forma de prevenção e controle da epidemia.

Descritores: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Prevenção, Enfermeiro, HIV.

 

The performance of the nurse educator in the prevention of sexually transmitted infections

Abstract: Included in the health-disease binomial are Sexually Transmitted Infections (STIs) as a global public health problem. The study aimed to understand the main difficulties that women encountered before contracting HIV and the role of nurses in prevention. Through the use of mixed methods and concomitant triangulation strategies, carried out at the “Specialized Care Service” HIV/AIDS (SCS) in the municipality of São João da Boa Vista. The results obtained allowed us to identify that 98% of the women were not aware of sexually transmitted infections before starting their sexual activities. It is concluded that the solution to this epidemic lies in education, exceptionally in the area of health, where the nurse educator, in any contact with the adolescent, can incorporate the necessary information that was absent in the knowledge of the adolescent, as a way of epidemic prevention and control.

Descriptors: Sexually Transmitted Infections, Prevention, Nurse, HIV.

 

La actuación del enfermero educador en la prevención de infecciones de transmisión sexual

Resumen: Las Infecciones de Transmisión Sexual (ITS) forman parte del binomio salud-enfermedad como problema de salud pública mundial. El estudio tuvo como objetivo comprender las principales dificultades que las mujeres encontraron antes de contraer el VIH y el papel de las enfermeras en la prevención. Mediante el uso de métodos mixtos y estrategias de triangulación concomitantes, realizado en el "Servicio de Atención Especializada" (SAE) en VIH/SIDA del municipio de São João da Boa Vista. Los resultados obtenidos permitieron identificar que el 98% de las mujeres no conocían sobre las infecciones de transmisión sexual antes de iniciar sus actividades sexuales. Se concluye que la solución a esta epidemia está en la educación, excepcionalmente en el área de la salud, donde el enfermero educador, en cualquier contacto con el adolescente, pueda incorporar la información necesaria que estaba ausente en el conocimiento del adolescente, como forma de prevención y control de epidemias.

Descriptores: Infecciones de Transmisión Sexual, Prevención, Enfermera, VIH.

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Publicado

07-02-2023
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Como Citar

SANTOS, S. L. da S. F. dos .; CARVALHO, M. V. B. de .; CREMONESI, N. G. P. .; PERINOTI, L. C. S. da C. . A atuação do enfermeiro educador na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 198–210, 2023. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.198-210. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/730. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos