Uso de mídias para treinamento do enfermeiro: uma revisão integrativa
DOI:
10.24276/rrecien2023.13.41.652-659Palavras-chave:
Enfermeiros, Multimídia, Raciocínio ClínicoResumo
Identificar evidências científicas sobre uso de mídias para treinamento de enfermeiros no desenvolvimento do raciocínio clínico. Revisão Integrativa a partir da estratégia PICO, com a pergunta: Quais as evidências do uso de mídias para treinamento de enfermeiros no desenvolvimento do seu raciocínio clínico? A busca ocorreu entre março e abril de 2023, nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, CINAHL, MEDLINE, LILACS, BDENF, WPRIM, REPOSITÓRIO RHS, CUMED e IBECS, publicados de 2014 a 2022, disponíveis na íntegra em inglês ou português. Excluídos textos sobre médicos, equipe multiprofissional, estudantes e mídias sem relação com desenvolvimento de raciocínio clínico. Incluídos 5 artigos na pesquisa. Apesar de poucos estudos e baixo rigor metodológico, concluiu-se que a utilização de aplicativos em celulares para treinamentos contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico do enfermeiro, traz maior flexibilidade de horários para busca pelo seu desenvolvimento e diminui o impacto na demanda de trabalho.
Descritores: Enfermeiros, Multimídia, Raciocínio Clínico.
Use of media for training nurses: an integrative review
Abstract: To identify scientific evidence on the use of media for training nurses in the development of clinical reasoning. Integrative review from the PICO strategy, with the question: What is the evidence of the use of media for training nurses in the development of their clinical reasoning? The search took place between March and April 2023, in the PUBMED, SCOPUS, CINAHL, MEDLINE, LILACS, BDENF, WPRIM, RHS REPOSITORIO, CUMED and IBECS databases, published from 2014 to 2022, available in full in English or Portuguese. Texts about doctors, multidisciplinary team, students and media unrelated to the development of clinical reasoning were excluded. Included 5 articles in the search. Despite few studies and low methodological rigor, it was concluded that the use of applications on cell phones for training contributes to the development of nurses' clinical reasoning, brings greater flexibility of schedules to search for their development and reduces the impact on work demand.
Descriptors: Nurses, Multimedia, Clinical Reasoning.
Uso de medios para la formación de enfermeros: una revisión integradora
Resumen: Identificar evidencias sobre el uso de medios para formación de enfermeras en el desarrollo del raciocinio clínico. Revisión integradora desde la estrategia PICO, con pregunta: ¿Cuál es la evidencia del uso de medios para formación de enfermeros en el desarrollo de su razonamiento clínico? La búsqueda se realizó entre marzo y abril de 2023, en bases de datos PUBMED, SCOPUS, CINAHL, MEDLINE, LILACS, BDENF, WPRIM, RHS REPOSITORIO, CUMED e IBECS, publicadas de 2014 a 2022, disponibles en inglés o portugués. Excluyeron textos sobre médicos, equipo multidisciplinario, estudiantes y medios de comunicación no relacionados con desarrollo del razonamiento clínico. Incluidos 5 artículos en la búsqueda. A pesar de pocos estudios y bajo rigor metodológico, se concluyó que el uso de aplicaciones en celulares para capacitación contribuye al desarrollo del raciocinio clínico de los enfermeros, trae mayor flexibilidad de horarios para buscar su desarrollo y reduce el impacto en la demanda laboral.
Descriptores: Enfermeros, Multimedia, Razonamiento Clínico.
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