Uso de tecnologias educativas no programa de saúde na escola: relato de experiência

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2023.13.41.668-680

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Serviços de Saúde Escolar, Enfermagem

Resumo

Relatar a vivência da elaboração e aplicação das Tecnologias educativas entre os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem no Programa Saúde na Escola. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por seis acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação de uma professora substituta do Departamento de Enfermagem da instituição. Diante disso, foi confeccionado materiais lúdicos para essa dinâmica, os quais tiveram o foco em tecnologias educativas para abordagem da higiene bucal, corporal e íntima, bem como a alimentação saudável, sexualidade e transexualidade. Dado exposto, esta vivência foi essencial no desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos, pois possibilitou a aprimoração da criatividade e trabalho em grupo. Além disso, os alunos apresentaram uma boa adesão às atividades propostas, o que demonstra a abordagem adequada de acordo com a idade de cada aluno.

Descritores: Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Serviços de Saúde Escolar, Enfermagem.

 

Use of educational technologies in the health program at school: experience report

Abstract: Was to report the experience of developing and applying Educational Technologies among students of the Undergraduate Nursing Course in the Health at School Program. This is an experience report developed by six undergraduate nursing students at the Federal University of Santa Maria (UFSM), under the guidance of a substitute professor at the institution's Department of Nursing. In view of this, playful materials were made for this dynamic, which focused on educational technologies to address oral, body and intimate hygiene, as well as healthy eating, sexuality and transsexuality. Given the above, this experience was essential in the professional and personal development of the academics, as it enabled the improvement of creativity and group work. In addition, students showed good adherence to the proposed activities, which demonstrates the appropriate approach according to the age of each student.

Descriptors: Health Education, Educational Technology, School Health Services, Nursing.

 

Uso de tecnologías educativas en el programa de salud en la escuela: relato de experiencia

Resumen: Relatar la experiencia de desarrollo y aplicación de Tecnologías Educativas entre estudiantes del Curso de Graduación en Enfermería del Programa Salud en la Escuela. Se trata de un relato de experiencia desarrollado por seis estudiantes de graduación en enfermería de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), bajo la orientación de un profesor suplente del Departamento de Enfermería de la institución. Ante ello, se elaboraron materiales lúdicos para esta dinámica, que se centró en tecnologías educativas para abordar la higiene bucal, corporal e íntima, así como la alimentación saludable, la sexualidad y la transexualidad. Dado lo anterior, esta experiencia fue fundamental en el desarrollo profesional y personal de los académicos, ya que permitió mejorar la creatividad y el trabajo en grupo. Además, los estudiantes mostraron una buena adherencia a las actividades propuestas, lo que demuestra el enfoque adecuado de acuerdo a la edad de cada estudiante.

Descriptores: Educación en Salud, Tecnología Educativa, Servicios de Salud Escolar, Enfermería.

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Publicado

21-07-2023
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Como Citar

LANES, T. C. .; ALMEIDA, A. C. C. .; COSTA, A. K. V. da .; BÜHRING, J. M. K. .; FIGUEIREDO, M. de A. .; LIMA, P. A. de .; VILLAGRAN, C. A. . Uso de tecnologias educativas no programa de saúde na escola: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 668–680, 2023. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.668-680. Disponível em: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/776. Acesso em: 4 nov. 2024.

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Artigos