Formação em medicina de família e comunidade: avanço ou desafio para a saúde coletiva no Brasil?
DOI:
10.24276/rrecien2023.13.41.854-863Palavras-chave:
Medicina de Família e Comunidade, Educação Médica, Educação Médica ContinuadaResumo
A saúde da família é uma importante estratégia integrada às políticas voltadas para a Atenção Primária em Saúde (APS) para o fortalecimento do SUS. O presente estudo teve como objetivo discutir a formação em Medicina de Família e Comunidade com ênfase para os avanços e desafios para a saúde coletiva no Brasil. Tratou-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura cuja coleta de dados se deu nas bases científicas da MEDLINE, SCIELO e LILACS a partir de estudos publicados no período de 2018 a 2022. Observou-se que há uma baixa oferta e procura de vagas pela área de Medicina de Família e Comunidade para a classe médica e que a falta de motivação para o processo de trabalho na APS, bem como a falta de valorização da especialidade pressionam para a concentração de médicos especialistas em outras áreas, atuando na APS, ferindo o que se preconiza a Política Nacional de Atenção Básica. Concluiu-se a insuficiência de recursos humanos qualificados para a atuação na APS está associada a fatores como estrutura curricular, falta de integração ensino-serviço na atenção básica e falta de apoio das instituições de ensino e gestores de saúde.
Descritores: Medicina de Família e Comunidade, Educação Médica, Educação Médica Continuada.
Training in family and community medicine: advancement or challenge for public health in Brazil?
Abstract: Family health is an important strategy integrated with the policies addressed for Primary Health Care (PHC) to strengthen the SUS. The present study aimed to discuss training in Family and Community Medicine with an emphasis on advances and challenges for public health in Brazil. This was an integrative literature review study whose data collection took place in the scientific bases of MEDLINE, SCIELO and LILACS from studies published in the period from 2018 to 2022. Note that there is a low supply and demand for vacancies by area of Family and Community Medicine for the medical class and that lack of motivation for the work process in PHC, as well as the lack of appreciation of the specialty pushed for the concentration of specialist doctors in other areas, stayed in PHC, hurting what the National Primary Care Policy is advocated. It was concluded that the reception of human resources received to work in PHC is associated with factors such as curricular structure, lack of teaching-service integration in primary care and lack of support from educational institutions and health managers.
Descriptors: Family Practice, Education, Medical, Education, Medical, Continuing.
Formación en medicina familiar y comunitaria: ¿avance o desafío para la salud pública en Brasil
Resumen: La salud de la familia es una importante estrategia integrada a las políticas dirigidas a la Atención Primaria de Salud (APS) para fortalecer el SUS. El presente estudio tuvo como objetivo discutir la formación en Medicina Familiar y Comunitaria con énfasis en los avances y desafíos para la salud pública en Brasil. Este fue un estudio integrador de revisión de literatura cuya recolección de datos se realizó en las bases científicas de MEDLINE, SCIELO y LILACS a partir de estudios publicados en el período de 2018 a 2022. Cabe destacar que existe una baja oferta y demanda de vacantes por área de Familia y Medicina Comunitaria para la clase médica y esa falta de motivación por el proceso de trabajo en la APS, así como la falta de valorización de la especialidad empujaron a la concentración de médicos especialistas en otras áreas, se quedó en la APS, perjudicando lo que la Atención Primaria Nacional Se aboga por la política. Se concluyó que la recepción de los recursos humanos recibidos para trabajar en la APS está asociada a factores como la estructura curricular, la falta de integración enseñanza-servicio en la atención primaria y la falta de apoyo de las instituciones educativas y gestores de salud.
Descriptores: Medicina Familiar y Comunitaria, Educación Médica, Educación Médica Continua.
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