Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP
DOI:
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.23.47-53Palavras-chave:
Educação, Enfermeiro, Consulta de EnfermagemResumo
Desde a criação da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública em 1923, atual Escola de Enfermagem Anna Nery, o ensino da graduação em Enfermagem modificou-se substancialmente. Este estudo objetiva descrever o relato de experiência de um grupo de docentes no processo de escolha e ensinagem do método Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Prescrição, (SOAP) no curso superior de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Betim. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de revisão bibliográfica a partir de dados indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e de buscas isoladas. O processo de ensinagem foi trilhado em quatro momentos: Identificação da necessidade; Escolha do método; Oficina problematizadora e Acompanhamento e Avaliação. Assim entendemos que a adoção de metodologias ativas durante a formação do Enfermeiro permite a construção de um profissional reflexivo e crítico de sua práxis.
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