Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP

Autores

  • Luciana Joaquina de Vasconcellos lucianaq@pitagoras.com.br
    UFMG
  • Paulo Henrique Silva Maia caremaia@gmail.com.br
    UFMG
  • Joyce Pedrosa de Oliveira Silva Andrade joyce.silva@pitagoras.com.br
    Unidade Betim

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.23.47-53

Palavras-chave:

Educação, Enfermeiro, Consulta de Enfermagem

Resumo

Desde a criação da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública em 1923, atual Escola de Enfermagem Anna Nery, o ensino da graduação em Enfermagem modificou-se substancialmente. Este estudo objetiva descrever o relato de experiência de um grupo de docentes no processo de escolha e ensinagem do método Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Prescrição, (SOAP) no curso superior de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Betim. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de revisão bibliográfica a partir de dados indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e de buscas isoladas. O processo de ensinagem foi trilhado em quatro momentos: Identificação da necessidade; Escolha do método; Oficina problematizadora e Acompanhamento e Avaliação. Assim entendemos que a adoção de metodologias ativas durante a formação do Enfermeiro permite a construção de um profissional reflexivo e crítico de sua práxis.

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Biografia do Autor

Luciana Joaquina de Vasconcellos, UFMG

Enfermeira. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção de Violência/UFMG. Docente da Faculdade Pitágoras - Unidade Betim/MG.

Paulo Henrique Silva Maia, UFMG

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Pública pela UFMG. Coordenador e Docente da Faculdade Pitágoras - Unidade Betim/MG.

Joyce Pedrosa de Oliveira Silva Andrade, Unidade Betim

Enfermeira. Mestranda em Educação em Diabetes. Docente da Faculdade Pitágoras - Unidade Betim/ MG.

Referências

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Publicado

15-08-2018
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Como Citar

VASCONCELLOS, L. J. de .; SILVA MAIA, P. H. .; OLIVEIRA SILVA ANDRADE, J. P. de . Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 47–53, 2018. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.23.47-53. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/164. Acesso em: 2 maio. 2025.

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