Registros de patentes de gel facial a base de bicarbonato de sódio e clara de ovo para tratamento de melasma

Autores

  • Janaina Martins Oliveira Soares janainacoelho2013@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Leisson Domingues Pinheiro leisson.ona@bol.com.br
    FIOCRUZ
  • Maurícia Macedo Ramalho mauriciavigili@hotmail.com
    UTI
  • Ítalo Flexa Di Paolo itflexa@uepa.br
    UEPA

DOI:

10.24276/rerecien2358-3088.2019.9.25.71-76

Palavras-chave:

Patentes, Melanose, Documentos, Tecnologia de Produtos

Resumo

Este trabalho desperta uma análise das evoluções nas pesquisas e desenvolvimento de patentes no tratamento do clareamento da Melanose. O objetivo da pesquisa é realizar um levantamento de documentos de patentes existentes sobre gel facial a base de bicarbonato e clara de ovo para tratamento de melasma, nas modalidades de invenção ou modelo de utilidade, quanto à titularidade, nacionalidade e sua inserção no mercado. A metodologia empregada foi à busca na base de dados States Patente and Trademark Office (USPTO), Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Escritório Europeu de Patentes (EPO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Foi realizada a seleção dos documentos de interesse através de análise de seus resumos. Observa-se que a maioria das pesquisas realizadas no Brasil gera um número insuficiente de registro de propriedade ou são pouco voltadas para o mercado. O referido estudo foi de significativa relevância para o desenvolvimento do conhecimento sobre o produto almejado, e quais os meios dentro da Legislação vigente para proteger a criação e inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Martins Oliveira Soares, Universidade do Estado do Pará

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Urgência e Emergência, Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Pesquisa e Cirurgia Experimental pela Universidade do Estado do Pará.

Leisson Domingues Pinheiro, FIOCRUZ

Bacharel em Enfermagem e Administração de Empresa, especialista em Qualidade e Segurança do Paciente (FIOCRUZ), MBA Executivo em Saúde (FGV) e Mestrando em Pesquisa e Cirurgia Experimental pela Universidade do Estado do Pará.

Maurícia Macedo Ramalho, UTI

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Gestão Pública e Auditoria, Enfermagem em Urgências e Emergências e Enfermagem em UTI, Mestranda em Pesquisa e Cirurgia Experimental pela Universidade do Estado do Pará.

Ítalo Flexa Di Paolo, UEPA

Mestre em Engenharia Elétrica. Docente da disciplina Registro de Patente/UEPA.

Referências

Jungmann DM, Bonetti EA. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente. Brasília: SENAI, 2010.

Brasil. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Resolução 169 de 15 de julho 2016. Diretrizes de pedidos de patente. Diário Oficial da União 22 jul de 2000; Seção 1. 2016.

Dias CG, Almeida RB. Produção cientifica e produção tecnológica: transformando um trabalho científico em pedido de patente. Rev Einstein. 2013; (11).

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. 1988.

Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais. Disponível em: . Acesso em 30 dez 2017.

Miot LDB, et al. Fisiopatologia do melasma. An Bras Dermatol. 2009; 84(6).

Hermansson AM. Agregation and denaturation involved in gel formation. Food texture and rheology. New York: Academic Press. 1979; 265.

United States Patent and Trademark Oficce. Search patent. Disponível em: . Acesso em 28 dez 2017.

Brasil. Ministério Da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Disponível em: . Acesso em 28 dez 2017.

Escritório Europeu de Patent. Search patent. Disponível em: . Acesso em 28 dez 2017.

World Intellectual Property Organization. Disponível em: . Acesso em: 10 dez 2017.

Cabello AF, Póvoa LC. Análise econômica da primeira lei de patentes brasileira. Estud Econ. 2016; 46(4):879-907.

Publicado

25-03-2019
Métricas
  • Visualizações 20
  • PDF downloads: 4

Como Citar

OLIVEIRA SOARES, J. M. .; DOMINGUES PINHEIRO, L. .; MACEDO RAMALHO, M. .; FLEXA DI PAOLO, Ítalo . Registros de patentes de gel facial a base de bicarbonato de sódio e clara de ovo para tratamento de melasma. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 71–76, 2019. DOI: 10.24276/rerecien2358-3088.2019.9.25.71-76. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/185. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos