Significado do ensino do cuidado para docentes enfermeiros

Marta Pereira Coelho, Adriana Nunes Moraes Partelli, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas

Resumo

Compreender a vivência do enfermeiro/docente no ensino do cuidado na graduação de enfermagem enquanto fator de responsabilidade social. Estudo qualitativo com abordagem Fenomenólogica Sociológica Compreensiva de Alfred Schutz. Participaram 22 enfermeiros/docentes de instituição de ensino público e instituição privada de diferentes estados. Dados coletados entre julho e outubro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Análise buscou compreender o típico vivido através dos relatos, procurando as percepções dos mesmos sobre suas experiências em relação à ação social do ensino do cuidado. Emergiram duas categorias concretas do vivido: Ensinar o cuidado de enfermagem como responsabilidade social e vencer os desafios da docência. Para ensinar o cuidado de enfermagem é necessário aliar teoria à prática adequando-se às necessidades demandadas do meio social e às exigências na educação em enfermagem sendo essencial aprender a aprender, a conviver e a ser.

Descritores: Ensino, Enfermagem, Docente.

 

Meaning of care teaching for nurse teachers

Abstract: Understand the experience of nurses/teachers in the teaching of care in undergraduate nursing as a factor of social responsibility. Qualitative study with a Comprehensive Sociological Phenomenological Approach by Alfred Schutz. Twenty-two nurses/teachers from public schools and private institutions from different states participated. Data collected between July and October 2014, after approval by the Research Ethics Committee. Analysis sought to understand the typical lived through the reports, seeking their perceptions about their experiences in relation to the social action of teaching care. Two concrete categories emerged: Teaching nursing care as a social responsibility and overcoming the challenges of teaching. To teach nursing care, it is necessary to combine theory and practice, adapting to the needs of the social environment and the demands in nursing education, being essential to learn to learn, to live and to be.

Descriptors: Teaching, Nursing, Teacher.

 

Importancia de la enseñanza del cuidado para las enfermeras maestras

Resumen: Comprender la experiencia de las enfermeras/docentes en la enseñanza de la atención en enfermería de pregrado como factor de responsabilidad social. Estudio cualitativo con un enfoque fenomenológico sociológico integral por Alfred Schutz. Participaron 22 enfermeras/docentes de escuelas públicas e instituciones privadas de diferentes estados. Datos recopilados entre julio y octubre de 2014, después de la aprobación del Comité de Ética. El análisis buscó comprender lo típico vivido a través de los informes, buscando sus percepciones sobre sus experiencias en relación con la acción social de la enseñanza de la atención. Surgieron dos categorías concretas: la enseñanza del cuidado de enfermería como una responsabilidad social y la superación de los desafíos de la enseñanza. Para enseñar cuidados de enfermería, es necesario combinar la teoría y la práctica, adaptándose a las necesidades del entorno social y las demandas de la educación en enfermería, siendo esencial aprender a aprender, vivir y ser.

Descriptores: Enseñanza, Enfermería, Docentes.

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