Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem

Kazia Lena Martinele Lopes da Silva Rodrigues, Erlivânia Aparecida de Lucena, Vanessa Mandu Pereira, Jackson Jhonatan Vieira do Nascimento, Natália Fonseca de Araújo, Paula Clivelânia Virgulino Pereira, Nadja Raquel de Sousa Farias Costa, Luiza de Marilac Alves da Fonsêca, Vinicius Lino de Souza Neto

Resumo

Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.

Descritores: Dimensionamento, Enfermagem, Ensino.

 

Active methodology: successful experience of nursing students

Abstract: To report the successful experience of nursing students in the elaboration of a virtual tool in the teaching and learning process of staffing. This is a descriptive study of the experience report, shared by nursing students of a teaching institution in the Northeast of Brazil, which is part of the research group Health Care, Technology, and Health Education. The proposed activity by the researchers of the group was to elaborate on an instrument that evaluated the knowledge of the nursing students on the dimensioning of people. The successful experiences of the students and nursing were shared in some moments as a bibliographical survey in the databases; structuring of the audiovisual tool based on Problem-Based Learning. The moment provided the opportunity to dialogue and reflect on the change of the teaching and learning process, with the insertion of active methodologies.

Descriptors: Sizing, Nursing, Teaching.

 

Metodología activa: experiencia exitosa de estudiantes de enfermería

Resumen: Reportar la experiencia exitosa de estudiantes de enfermería en la elaboración de herramienta virtual en el proceso de enseñanza y aprendizaje del dimensionamiento de personal. Se trata de un estudio descriptivo del tipo relato de experiencia, compartido por estudiantes de enfermería de una institución de enseñanza en el Nordeste de Brasil, que forman parte del grupo de investigación Cuidados en Salud, tecnología y Educación en Salud. La actividad propuesta por los investigadores del grupo fue de elaborar un instrumento que evalúe el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre el dimensionamiento del personal. Las experiencias exitosas de los estudiantes de enfermería fueron compartidas en algunos momentos como levantamiento bibliográfico en las bases de datos; la estructuración de la herramienta audiovisual basada en el Aprendizaje Basado en Problemas. El momento proporcionó la oportunidad en dialogar y reflexionar sobre el cambio del proceso de enseñanza y aprendizaje, con la inserción de las metodologías activas.

Descriptores: Dimensionamiento; Enfermería; Enseñanza.

Texto completo:

PDF

Referências

Ángel-Jiménez GM, Lopera-Arrubla CP. Relevance y level of application of management competencies in nursing. Invest Educ Enferm. 2013; 31(1):8-19.

Barrêto AJ, Evangelista AL, Sá LD, Almeida SA, Nogueira JA, Lopes AM. Gestão do cuidado à tuberculose: da formação à prática do enfermeiro. Rev Bras Enferm. 2013; 66(6):847-53.

Lorenzini E, Deckmann LR, Costa TC, Silva EF. Dimensionamento de pessoal de enfermagem: revisão integrativa. Cienc Cuid Saude. 2014; 13(1):166-172.

Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev Min Enferm. 2014;18(2):487-95.

Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO, et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab. Educ. Saúde. 2015; 13(2):117-30.

Limberger JB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface Comun Saúde Educ. 2013; 17(47):969-75.

Minayo CS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª ed. Petrópolis: Vozes. 2007.

Jessus MA, Diniz JB. O estudo da vida e obra de grandes nomes da física moderna e contemporânea através da produção de vídeos com a técnica draw my life. J Basic Edu Tech. 2014; 1(1):72-80.

Marcelo C. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Rev Bras Educ. 2013; 52(18):225-234.

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciênc Soc Hum. 2012; 32(1):25-40.

Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent-Oeste Min. 2012; 2(1):134-40.

Melo BC, Sant’Ana G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Com Ciências Saúde. 2012; 23(4):327-39.

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espac Saude. 2015; 1(16):59-65.

Hampton D, Pearce PF, Moser DK. Preferred Methods of Learning for Nursing Students in an On-Line Degree Program. Elsevier. 2017; 33(1):27-37.

Kleinheksel AJ, Ritzhaupt AD. Measuring the adoption and integration of virtual patient simulations in nursing education: An exploratory factor analysis. Elsevier. 2017; 108(1):11-29.

Hurst KM. Using video podcasting to enhance the learning of clinical skills: A qualitative study of physiotherapy students' experiences. Elsevier. 2016; 45(1):206-11.


Visualizações do PDF:

25 views


Visualizações do Resumo:

97 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
Copyright: ©-2014 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem. Todos os direitos reservados.
Tema: Mason Publishing Group. Customizado por: Articloud