Implantação das aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais de comunicação durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.236-243

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia Educacional, COVID-19

Resumo

Compartilhamos a experiência da utilização de tecnologias digitais e as estratégias para continuidade das aulas da modalidade presencial de forma remota utilizando as tecnologias digitais de comunicação na Escola Técnica e na Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado na cidade de São Paulo em tempos de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Mesmo diante de tantas incertezas, foi possível concluir o semestre seguindo a programação prevista em calendário acadêmico, com docentes mais experientes e adaptados ao uso da tecnologia e alunos satisfeitos com a continuidade das aulas. Tivemos um novo olhar sobre as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar na educação em saúde, entendendo a necessidade do ensino flexível e digital, nas possibilidades que podem ser realizadas no espaço físico e espaço virtual que se complementam para o desenvolvimento dos alunos.

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Biografia do Autor

Kelly de Lira Machado Gonçalves, Escola Técnica de Educação

Pedagoga, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Analista de Educação a Distância da Innovativ - Laboratório de Educação Conectada e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica de Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Elaine Emi Ito, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde

 Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Daniela Aparecida Ramos Pimentel Damasceno Ferreira Motta, Educação a Distância

 Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Especializanda em Educação em Saúde. Analista de Educação a Distância da Innovativ - Laboratório de Educação Conectada do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Maria Socorro Cardoso dos Santos , Escola Técnica de Educação

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Letícia Faria Serpa , Faculdade de Educação

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Gerente de Educação e Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Débora Schuskel, Educação Conectada

 Pedagoga, Mestre em Educação. Coordenadora Innovativ - Laboratório de Educação Conectada do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Referências

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Publicado

23-11-2021
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Como Citar

MACHADO GONÇALVES, K. de L. .; EMI ITO, E. .; PIMENTEL DAMASCENO FERREIRA MOTTA, D. A. R.; CARDOSO DOS SANTOS , M. S. .; SERPA , L. F. .; SCHUSKEL, D. . Implantação das aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais de comunicação durante a pandemia da COVID-19. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 236–243, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.236-243. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/451. Acesso em: 16 maio. 2024.

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