Ações educativas para identificação correta do paciente: relato de experiência

Gabriele Malta da Costa, Paloma Vitória Serra Batista, Luana Ferreira de Almeida, Ronilson Gonçalves Rocha, Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Vanessa Galdino de Paula

Resumo

Relatar a experiência vivenciada por discentes e docentes de enfermagem na realização de atividades extensionistas para o aumento da adesão à identificação correta do paciente. Relato de experiencia acerca da importância da identificação correta do paciente realizadas em um hospital universitário do Estado do Rio de Janeiro de setembro de 2019 a março de 2020. Participaram profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Para profissionais de saúde, foram desenvolvidos treinamentos interativos. Para pacientes e acompanhantes, elencou-se orientações acerca da importância da identificação do paciente. Realizados dezoito treinamentos, a maioria com técnicos de enfermagem (54 - 37,76%) e enfermeiros (23 - 16,08%). Alcançadas 2.050 orientações, sendo com 998 (48,68%) pacientes. As atividades ocorreram em 32 unidades de internação. Pode-se contribuir com atividades da Meta 1 de Segurança do Paciente, além de destacar a importância de Projetos de Extensão Universitária para melhor assistência. 

Descritores: Segurança do Paciente, Sistemas de Identificação de Pacientes, Capacitação em Serviço, Hospitais Universitários.

 

Educational actions for correct patient identification: experience report

Abstract: To report the experience lived by nursing students and teachers in carrying out extension activities to increase adherence to the correct identification of the patient. Experience report about the importance of correct patient identification performed at an university hospital in the State of Rio de Janeiro from September 2019 to March 2020. The group of participants was health professionals, patients and companions. For health professionals, was developed interactive training. For patients and companions, guidelines were listed on the importance of patient identification. Eighteen training sessions were carried out, most with nursing technicians (54 - 37.76%) and nurses (23 - 16.08%). 2,050 guidelines were reached, with 998 (48.68%) patients. The activities took place in 32 inpatient units. It is possible to contribute to the activities of Patient Safety of Goal 1, in addition to highlighting the importance of University Extension Projects for better assistance.

Descriptors: Patient Safety, Patient Identification Systems, Inservice Training, Hospital University.

 

Acciones educativas para la identificación correcta del paciente: informe de experiencia

Resumen: Relatar la experiencia vivida por estudiantes y docentes de enfermería en la realización de actividades de extensión para incrementar la adherencia a la correcta identificación del paciente. Relato de experiencia sobre la importancia de la correcta identificación del paciente realizado en un hospital universitario del Estado de Rio de Janeiro de septiembre de 2019 a marzo de 2020. Participaron profesionales de la salud, pacientes y acompañantes. Para los profesionales de la salud, se desarrolló una formación interactiva. Para pacientes y acompañantes, se enumeraron pautas sobre la importancia de la identificación del paciente. Se realizaron 18 capacitaciones, la mayoría con técnicos de enfermería (54 - 37,76%) y enfermeras (23 - 16,08%). Se alcanzaron 2.050 guías, con 998 (48,68%) pacientes. Las actividades se desarrollaron en 32 unidades de internación. Es posible contribuir a las actividades de la Meta 1 de Seguridad del Paciente, además de resaltar la importancia de los Proyectos de Extensión Universitaria para una mejor atención.

Descriptores: Seguridad del Paciente, Sistemas de Identificación de Pacientes, Capacitación em Servicio, Hospitais Universitarios.

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