Boas práticas da enfermagem: pilar no ensino, assistência e investigação científica

Autores

  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba, Centro Universitário Estácio de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

Palavras-chave:

Ensino, Assistência, Enfermagem, Pesquisa

Resumo

A Enfermagem, como ciência e arte do cuidado, ocupa um papel central na promoção da saúde, prevenção de doenças e no apoio ao bem-estar das populações. Sua abrangência vai além do contato direto com o paciente, estendendo-se ao ensino, à assistência qualificada e à produção científica. Neste editorial, destacamos as boas práticas que alicerçam o avanço e a consolidação da Enfermagem nesses três pilares fundamentais.

No Ensino: formando profissionais para o futuro, a educação em Enfermagem exige mais do que transmitir conhecimento técnico; é preciso formar profissionais éticos, reflexivos e preparados para os desafios do século XXI.

Na Assistência: humanização e evidência científica, a prática assistencial é o coração da Enfermagem, e nela, a qualidade e a segurança do cuidado são inegociáveis.

Na Investigação Científica: construindo conhecimento, a pesquisa em Enfermagem é essencial para validar práticas e desenvolver novas abordagens no cuidado. A tradução do conhecimento científico para a prática clínica é fundamental. Programas de educação permanente e disseminação de resultados em eventos científicos fortalecem o elo entre a investigação e a assistência.

A integração entre ensino, assistência e pesquisa é o que torna a Enfermagem uma profissão dinâmica e indispensável. A Revista Recien ao divulgar essas boas práticas, espera inspirar a comunidade acadêmica, os profissionais de saúde e os gestores a investir em políticas e iniciativas que promovam a excelência no cuidado, na formação e na ciência.

A Enfermagem é, sem dúvida, um pilar da saúde global, e seu fortalecimento reflete diretamente na qualidade de vida das populações.

Que este editorial sirva de convite à reflexão e à ação, para que juntos possamos construir um futuro ainda mais promissor para a Enfermagem e para aqueles que dela dependem.

 

Tenha uma boa leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30-12-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

MAIA, L. F. dos S. Boas práticas da enfermagem: pilar no ensino, assistência e investigação científica. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 2, 2024. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/883. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.