Validação de conteúdo de aplicativo para raciocínio clínico de enfermeiros

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2024.14.42.645

Palavras-chave:

Enfermeiras, Enfermeiros, Raciocínio Clínico, Aplicativos Móveis, Educação em Enfermagem

Resumo

Atualmente os enfermeiros estão inseridos em contextos que requerem conhecimento técnico-científico aprimorado, inclusive quanto aos diversos protocolos institucionais de atendimento aos pacientes, resultando em necessidade de treinamento para aprimoramento do raciocínio clínico reflexivo. O presente estudo visa avaliar junto ao grupo de juízes, por meio da técnica Delphi, um material educativo, baseado em protocolos institucionais de atendimento à pacientes em situações de urgência, para construção de um aplicativo destinado ao desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros. Trata-se de um estudo metodológico, realizado no período de dezembro/2023 a maio 2024. Os resultados demonstraram um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,85 após ajustes baseados nas sugestões dos juízes, indicando alta relevância e precisão do conteúdo. Portanto, é possível conceber um aplicativo com potencial para ser uma ferramenta estratégica de treinamento e desenvolvimento profissional, utilizando a tecnologia educacional digital como facilitador do aprendizado na área da saúde.
Descritores: Enfermeiras, Enfermeiros, Raciocínio Clínico, Aplicativos Móveis, Educação em Enfermagem.

 

Validation of application content for clinical reasoning of nurses

Abstract: Currently, nurses are working in contexts that require advanced technical and scientific knowledge, including familiarity with various institutional protocols for patient care. This has led to a need for training to enhance reflective clinical reasoning. This study aims to evaluate, through the Delphi technique, an educational material based on institutional protocols for patient care in emergency situations, for the development of an application intended to improve nurses' clinical reasoning. It is a methodological study conducted from December 2023 to May 2024. The results showed a Content Validity Index (CVI) of 0.85 after adjustments based on the judges' suggestions, indicating high relevance and accuracy of the content. Therefore, it is feasible to develop an application with the potential to be a strategic tool for training and professional development, using digital educational technology to facilitate learning in the healthcare field.
Descriptors: Nurses, Clinical Reasoning, Mobile Applications, Education, Nursing.

 

Validación del contenido de la aplicación de razonamiento clínico para enfermeras

Resumen: Actualmente, los enfermeros están inmersos en contextos que requieren un conocimiento técnico-científico avanzado, incluyendo los diversos protocolos institucionales de atención a los pacientes, lo que resulta en la necesidad de formación para mejorar el razonamiento clínico reflexivo. Este estudio tiene como objetivo evaluar, mediante la técnica Delphi, un material educativo basado en protocolos institucionales de atención a pacientes en situaciones de urgencia, para la construcción de una aplicación destinada al desarrollo del razonamiento clínico de los enfermeros. Se trata de un estudio metodológico realizado en el período de diciembre de 2023 a mayo de 2024. Los resultados demostraron un Índice de Validez de Contenido (IVC) de 0,85 después de ajustes basados en las sugerencias de los jueces, lo que indica una alta relevancia y precisión del contenido. Por lo tanto, es posible concebir una aplicación con el potencial de ser una herramienta estratégica de formación y desarrollo profesional, utilizando la tecnología educativa digital como facilitadora del aprendizaje en el área de la salud.
Descriptores: Enfermeras, Enfermeros, Razonamiento Clínico, Aplicaciones Moviles, Educación en Enfermería.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Kurcgant P. A capacitação profissional do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45:307-8.

Fontana RT, Thomas LS, Hesler LZ, Guimarães CA. A Educação Permanente em Saúde na Prática de Enfermeiras. Rev Contexto Saúde. 2021; 21(44):236-52.

Maia C, Sousa CS. Uso de mídias para treinamento do enfermeiro: uma revisão integrativa. Rev Recien. 2023; 13(41):652-9.

Lall P, Rees R, Law GCY, Dunleavy G, Cotič Ž, Car J. Influences on the implementation of mobile learning for medical and nursing education: qualitative systematic review by the digital health education collaboration. J Med Internet Res. 2019; 21(2):1-16.

Nishimwe A, Ibisomi L, Nyssen M, Conco DN. The effect of an mLearning application on nurses’ and midwives’ knowledge and skills for the management of postpartum hemorrhage and neonatal resuscitation: pre-post intervention study. Hum Resour Health. 2021; 19(14):1-10.

Paschoal JG, Fioresi M, Bringuente MEO, Morais SCRV, Primo CC, Furieri LB. Desenvolvimento de aplicativo para apoiar o raciocínio diagnóstico do enfermeiro no cuidado ao paciente cirúrgico. Texto Contexto Enferm. 2022; 31:1-12.

Wong SHV, Kowitlawakul Y. Exploring perceptions and barriers in developing critical thinking and clinical reasoning of nursing students: a qualitative study. Nurse Education Today. 2020; 95:1-6.

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm. 2017; 70:662-8.

Antunes M. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Rev Educ PUC-Campinas. 2014; 19:63-71.

Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro.posições. 2018; 29:389-41.

Dalkey NC. The Delphi method: an experimental study of group opinion. In N. C. Dalkey, D. L. Rourke, R. Lewis, & D. Snyder (Eds.). Studies in the quality of life: Delphi and decision making. Lexington Books. 1972; 13-54.

Sousa CS, Turrini RNT. Validação de constructo de tecnologia educativa para pacientes mediante aplicação da técnica Delphi. Acta Paul Enferm. 2012; 25(6):990-6.

Melo EBMD, Primo CC, Romero WG, Sant’Anna HC, Sequeira CADC, et al. Construção e validação de aplicativo móvel para o desenvolvimento de histórico e diagnóstico de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020; 73(supl6):1-7.

Bard ND, Carazai DR, Maciel AG, Pinheiro KV, Rodrigues NH, Linch GFC, et al. Elaboração e validação de conteúdo de um curso na atenção de enfermagem em saúde mental. Rev Gaúcha Enferm. 2023; 44:1-11.

Soares FMM, Mesquita KKB, Mendes IC, Nunes RS, Araújo Filho JD, Fonseca LMM, et al. Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade. Rev Gaúcha Enferm. 2022; 43:1-12.

Fernandes AB, Júnior TAF, Soares JLJ, Rezende GUM, Fukuoka DML, Leite JC, et al. Educação corporativa em ambientes virtuais: uma abordagem da administração estratégica na contemporaneidade. Rev Gestão Secretariado. 2024; 15(5):1-14.

Campos RDCL, Maciel GN, Campos AC, Antonialli LM. Educação corporativa e o uso das TICS: o comportamento de profissionais em tempos de pandemia. Rev Administração, Contabilidade e Economia da Fundace. 2024; 15(1):1-19.

Pereira JDFG, Pontes L, Danski MTR, Bottega BM, Comparin M, Moreira FN. Avalia tis: aplicativos para uso de enfermeiros na avaliação clínica de pacientes hospitalizados. Enferm Foco. 2021; 12(7.supl.1):169-74.

Penha JRL, Fernandes FA, Oliveira CC, Oliveira RD, Barros EF. Validação e utilização de novas tecnologias na saúde e educação: uma revisão integrativa. Rev Interdisciplin Promoç Saúde. 2018; 1(3):199-206.

Silveira MDS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm. 2017; 38(2):1-9.

Publicado

30-11-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

MAIA, C.; SOUSA, C. S. Validação de conteúdo de aplicativo para raciocínio clínico de enfermeiros. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 645–654, 2024. DOI: 10.24276/rrecien2024.14.42.645. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/891. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos