A importância da construção de tecnologias leves educacionais para o ensino-aprendizado: um relato de experiência

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2024.14.42.693

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Relatar a experiência da construção de tecnologias educacionais para alunos de graduação de enfermagem em uma universidade pública federal. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de um projeto de extensão “Espaço Educa” do curso de graduação em enfermagem no período de setembro a dezembro de 2023. Foram produzidas quatro oficinas e produzidas quatro tecnologias leves educacionais para alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem com intuito de facilitar o ensino-aprendizagem sobre temas de enfermagem. As tecnologias educacionais foram planejadas nas necessidades do aprendizado dos alunos, sendo possível abordar de forma clara os assuntos trabalhados. As tecnologias educacionais foram fundamentais para o andamento das oficinas e no desenvolvimento da segunda fase, pois além de auxiliar na desenvoltura dos alunos em fazer os procedimentos propostos, também ofereceu oportunidades para tirar as dúvidas do que havia sido exposto na fase um.
Descritores: Enfermagem, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Ensino.

 

The importance of educational technologies for teaching-learning

Abstract: To report the experience of building light educational technologies for undergraduate nursing students at a federal public university. This is an experience report study of an extension project “Espaço Educa” nursing course’s undergraduate at a Federal Public University, from September to December 2023. Four workshops and four light educational technologies were produced for students in the nursing course’s first academic semester in order to help teaching-learning on nursing fundamentals topics. Light and hard educational technologies were planned, based on the students' learning needs for each workshop, making it possible to clearly address the topics discussed with the target audience. Light and hard educational technologies were fundamental for the workshops’ progress and the students’ development in the second level, as in addition to helping students' ease in carrying out the proposed procedures, it also offered opportunities to clarify doubts about what had been exposed in the first level.
Descriptors: Nursing, Educational Technology, Learning, Teaching.

 

La importancia de tecnologías educativas para la enseñanza-aprendizaje

Resumen: Relatar la experiencia de construcción de tecnologías para estudiantes de pregrado en enfermería de una universidad pública federal. Se trata de un estudio tipo relato de experiencia de un proyecto de extensión “Espaço Educa” de la carrera de graduación en enfermería de septiembre a diciembre de 2023. Se produjeron cuatro talleres y cuatro tecnologías educativas ligeras para estudiantes del primer semestre de la carrera de enfermería con. con el objetivo de facilitar la enseñanza-aprendizaje sobre temas fundamentales de enfermería. Las tecnologías educativas se planificaron de acuerdo con las necesidades de aprendizaje de los estudiantes, permitiendo abordar con claridad los temas tratados. Las tecnologías educativas blandas y duras fueron fundamentales para el avance de los talleres y el desarrollo de la segunda fase, pues además de ayudar a la facilidad de los estudiantes en la realización de los trámites propuestos, también ofrecieron oportunidades para resolver dudas sobre lo que se había realizado. expuestos en la fase uno.
Descriptores: Enfermería, Tecnología Educativa, Aprendizaje, Enseñanza.

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Publicado

02-12-2024
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Como Citar

VIANA, C. C. .; SIQUEIRA, A. B. P. .; TRINDADE, B. R. S. .; HERNANDES, T. M. .; BARROS, E. de S. V. .; AGUIAR, V. F. F. de .; MESQUITA, C. R. . A importância da construção de tecnologias leves educacionais para o ensino-aprendizado: um relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 693–701, 2024. DOI: 10.24276/rrecien2024.14.42.693. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/895. Acesso em: 2 maio. 2025.

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Artigos