Educação antirracista no contexto da enfermagem: uma abordagem necessária para a saúde inclusiva

Autores

  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba, Centro Universitário Estácio de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24276/rrecien2024.14.42.808

Palavras-chave:

Letramento Racial, Enfermagem, Racismo, Educação Antirracista

Resumo

A educação antirracista é fundamental no campo da enfermagem, pois promove práticas de saúde mais justas e inclusivas. Esse enfoque reconhece que o racismo estrutural e institucional influencia negativamente o acesso à saúde, a qualidade do atendimento e os desfechos para grupos raciais historicamente marginalizados. A formação de profissionais de enfermagem com perspectiva antirracista é crucial para combater preconceitos, discriminações e desigualdades. O objetivo foi relatar a importância da educação antirracista na enfermagem, abordando os desafios e propondo estratégias para sua implementação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca pelos estudos se deu nas bases de dados SciELO, LATINDEX, REDIB, BDENF. Foram considerados critérios de inclusão, artigos publicados entre 2016 e 2024, disponíveis na íntegra em língua portuguesa. Uma abordagem antirracista promove a valorização da diversidade cultural e do conhecimento tradicional, contribuindo uma relação mais empática e humanizada. No contexto da enfermagem, a educação antirracista é essencial para a formação de profissionais comprometidos com a justiça social e o direito universal à saúde.
Descritores:  Letramento Racial, Enfermagem, Racismo, Educação Antirracista.

 

Anti-racist education in the context of nursing: a necessary approach for inclusive health

Abstract: Anti-racist education is essential in the field of nursing, as it promotes fairer and more inclusive health practices. This approach recognizes that structural and institutional racism negatively influences access to health, quality of care, and outcomes for historically marginalized racial groups. Training nursing professionals with an anti-racist perspective is crucial to combat prejudice, discrimination, and inequalities. The objective was to report the importance of anti-racist education in nursing, addressing the challenges and proposing strategies for its implementation. This is an integrative literature review. The search for studies was carried out in the SciELO, LATINDEX, REDIB, and BDENF databases. The inclusion criteria were articles published between 2016 and 2024, available in full in Portuguese. An anti-racist approach promotes the appreciation of cultural diversity and traditional knowledge, contributing to a more empathetic and humanized relationship. In the context of nursing, anti-racist education is essential for the training of professionals committed to social justice and the universal right to health.
Descriptors: Racial Literacy, Nursing, Racism, Anti-racist Education.

 

Educación antirracista en el contexto de la enfermería: un enfoque necesario para una salud inclusiva

Resumen: La educación antirracista es fundamental en el ámbito de la enfermería, ya que promueve prácticas sanitarias más justas e inclusivas. Este enfoque reconoce que el racismo estructural e institucional influye negativamente en el acceso a la atención médica, la calidad de la atención y los resultados para los grupos raciales históricamente marginados. La formación de profesionales de enfermería con una perspectiva antirracista es crucial para combatir los prejuicios, la discriminación y las desigualdades. El objetivo fue informar la importancia de la educación antirracista en enfermería, abordando los desafíos y proponiendo estrategias para su implementación. Esta es una revisión integradora de la literatura. La búsqueda de estudios se realizó en las bases de datos SciELO, LATINDEX, REDIB, BDENF. Los criterios de inclusión fueron artículos publicados entre 2016 y 2024, disponibles íntegramente en portugués. Un enfoque antirracista promueve la valoración de la diversidad cultural y los conocimientos tradicionales, contribuyendo a una relación más empática y humanizada. En el contexto de la enfermería, la educación antirracista es fundamental para la formación de profesionales comprometidos con la justicia social y el derecho universal a la salud.
Descriptores: Alfabetización racial, enfermería, racismo, educación antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Oliveira MT, Santos FC. Racismo estrutural e saúde da população negra no Brasil. Saúde em Debate. 2020; 44(3):12-20.

Epp H, Dordunoo D, Dompierre KA, Cundiff V, McBride C, Magassa M. Usando a educação baseada em simulação para melhorar a aprendizagem antirracista em enfermagem. Rev Enferm Contemp. 2024; 13:e5770.

Ribeiro ET, Silva JRR, Maçalai G, Pinto AM, Silva Junior GC, Lima CP, et al. Tecnologias e inovações na promoção do antirracismo: uma análise interdisciplinar para a construção de uma sociedade inclusiva. Rev Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2023; 9(7):1292-1300.

Santos IN, Black TLP, Silva KV, Santos CFBF. O racismo estrutural e seu impacto na saúde do adolescente afrodescendente brasileiro. Physis: Rev Saúde Coletiva. 2024; 34:e34025.

Silva LSAH, Tavares CMM, Paiva LM, Silva TN, Ferreira MM. Metodologias Ativas no ensino-aprendizagem de práticas antirracista na enfermagem. Rev Pró-UniverSUS. 2023; 14(1); 107-111.

Santa Rosa PLF, Oliveira JSR. Reflexões sobre letramento racial para profissionais de saúde. In: Semana da Enfermagem-2024: “romper bolhas no mundo atual”. Instituto Enfservic. 2024; 3(3):21.

Werneck J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde Soc São Paulo. 2016; 25(3):535-549.

Lima BS, Antonio MARL, Silva BP, Souza ES. Cuidados de enfermagem à população negra. In: Rocha ESC, Toledo NN, Pina RMP, Pereira RSF, Souza ES, (Orgs). Enfermagem no cuidado à saúde de populações em situação de vulnerabilidade. Brasília, DF: Editora Aben. 2022; 40-54.

Borret RH, Araujo DHS, Belford PS, Oliveira DOPS, Vieira RC, Teixeira DS. Reflexões para uma Prática em Saúde Antirracista. Rev Brasileira Educação Médica. 2020; 44(sup.1):e0148.

Cabral MPG, Batista MH, Gomes NA, Fontenele ACT, Rocha RC. Educação médica, raça e saúde: o que falta para a construção de um projeto pedagógico antirracista? Rev Brasileira Educação Médica. 2022; 46(3):e133.

Oliveira LGF, Fracolli LA, Coelho TPB, Silva JS, Báfica MS, Santos CC, et al. Reflexões e perspectivas das desigualdades raciais e a saúde da população negra. Rev JRG Estudos Acadêmicos. 2024; 15:e151188.

Santos SMF, Maia LFS. Saúde da população negra na formação profissional em enfermagem. São Paulo: Rev Remecs. 2024; 2(Spe):58-65.

Rosa GA, Moraes DM, Nascimento Junior VM. Educação antirracista na perspectiva decolonial: no cenário da laicidade no mundo contemporâneo. Rev Cocar. 2022; 17(35):1-19.

Silva KJD, Coelho CT, Heidemann ITSB. Carta a várias mãos para uma educação antirracista: a você, colega de universidade. Campo Grande: Série-Estudos. 2024; 29(66):249-265.

Silva LSAH, Ferreira MM, Silva TN. Construindo uma narrativa antirracista para a formação em enfermagem: relato de experiência de uma ação afirmativa em sala de aula. Rev Eletr Enferm. 2023; 25:73996.

Araújo JM, Costa KAOD, Silva FCCM, Gervais AMD. Relação entre território e residência em saúde: uma possibilidade de experiência decolonial? Saúde em Debate. 2023; 46:196-206.

Oliveira LGF, Fracolli LA, Pereira TZ, Farias LG. Processos formativos em educação e saúde nas práticas de cuidado decoloniais. Práticas e Cuidado: Rev Saúde Coletiva. 2023; 4(e18532):1-12.

Lopes CS, Almeida RT. Educação antirracista na enfermagem: desafios e possibilidades. Rev Brasileira Enferm. 2021; 74(2):305-313.

Silva LGA, Santos EB, Nogueira MSF, Santos DA, Souza Júnior BL, Azevedo CL. Educação antirracista e saúde da mulher: um relato de experiência sobre a prática docente no curso superior de enfermagem. 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111949>.

Publicado

26-12-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

MAIA, L. F. dos S. Educação antirracista no contexto da enfermagem: uma abordagem necessária para a saúde inclusiva. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 808–817, 2024. DOI: 10.24276/rrecien2024.14.42.808. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/905. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos