Estudo de caso: uma metodologia eficaz para a formação de residentes multidisciplinares

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2025.15.43.165

Palavras-chave:

Residência Multidisciplinar, Formação Profissional, Estudo de Caso, Aprendizagem Ativa

Resumo

O estudo de caso é uma metodologia ativa que favorece a integração de conhecimentos, permitindo que os residentes compartilhem suas expertises e colaborem na busca por soluções eficazes para os casos apresentados. Este artigo tem como objetivo analisar a eficácia do estudo de caso na formação de residentes multidisciplinares, explorando seus benefícios, desafios e impacto na prática profissional. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, focado nas discussões semanais de casos em cenários de prática, conduzidas por um preceptor com a participação ativa dos residentes de cuidados intensivos no adulto. Essas discussões promovem reflexão coletiva, troca de conhecimentos e desenvolvimento de competências essenciais para a atuação em terapia intensiva. Os resultados evidenciam que o estudo de caso enriquece a formação dos residentes, aprimorando a compreensão teórica e prática, fortalecendo a colaboração interprofissional e estimulando habilidades como pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe.
Descritores: Residência Multidisciplinar, Formação Profissional, Estudo de Caso, Aprendizagem Ativa.

 

Case study: an effective methodology for training multidisciplinary residents

Abstract: The case study is an active methodology that favors the integration of knowledge, allowing residents to share their expertise and collaborate in the search for effective solutions to the cases presented. This article aims to analyze the effectiveness of case studies in the training of multidisciplinary residents, exploring their benefits, challenges and impact on professional practice. This is a descriptive, qualitative study of the experience report type, focused on weekly case discussions in practice settings, led by a preceptor with the active participation of adult intensive care residents. These discussions promote collective reflection, the exchange of knowledge and the development of essential skills for working in intensive care. The results show that the case study enriches the residents' training, improving theoretical and practical understanding, strengthening interprofessional collaboration and stimulating skills such as critical thinking, communication and teamwork.
Descriptors: Multidisciplinary Residency, Professional Training, Case Study, Active Learning.

 

Estudio de caso: una metodología eficaz para la formación de residentes multidisciplinares

Resumen: El estudio de casos es una metodología activa que favorece la integración de conocimientos, permitiendo a los residentes compartir su experiencia y colaborar en la búsqueda de soluciones eficaces a los casos presentados. Este artículo pretende analizar la eficacia del estudio de casos en la formación de residentes multidisciplinares, explorando sus beneficios, retos e impacto en la práctica profesional. Se trata de un estudio descriptivo y cualitativo del tipo informe de experiencia, centrado en discusiones semanales de casos en contextos de práctica, dirigidas por un preceptor con la participación activa de residentes de cuidados intensivos de adultos. Estas discusiones promueven la reflexión colectiva, el intercambio de conocimientos y el desarrollo de competencias esenciales para trabajar en cuidados intensivos. Los resultados muestran que el estudio de casos enriquece la formación de los residentes, mejorando la comprensión teórica y práctica, fortaleciendo la colaboración interprofesional y estimulando habilidades como el pensamiento crítico, la comunicación y el trabajo en equipo.
Descriptores: Residencia Multidisciplinar, Formación Profesional, Estudio de Casos, Aprendizaje Activo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude - CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jul. 2005.

Brasil. Resolução Nº5, de 7 de novembro de 2014. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, nº 217, p. 34, 10 de nov. 2014.

Maia JKO, et al. Residência multiprofissional: contribuições durante a pandemia. Cadernos ESP - Rev Científica Escola de Saúde Pública do Ceará. 2020; 14(1):128-132.

Barbosa AA, et al. Método de ensino-aprendizagem na residência em enfermagem: Fatores de importância para a formação profissional. Research, Society and Development. 2022; 11(5):e52311528465-e52311528465.

Araújo FMCS, Orlandi AS. O estudo de caso como uma metodologia ativa para o ensino de ciências. Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP. Campina Grande: Realize Editora. 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93676>.

Junior ALM, Morais R. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Sorocaba: Ensaios Pedagógicos. 2018; 2(1):26-33.

Pissaia LF. Estudo de caso como estratégia de ensino em saúde. Revista Signos. 2021; 42(2).

Sátyro NGDD, Albuquerque RW. O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades? Rev Sociedade e Cultura. 2020; 23:e55631.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 6th ed. Thousand Oaks: SAGE Publications. 2018.

Gil AC. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados, como redigir relatório. São Paulo: Atlas. 2009.

Quintão C, et al. Como melhorar a validade e confiabilidade de uma abordagem de estudo de caso? Jornal de Estudos Interdisciplinares em Educação. 2021; 9(2):264-275.

Brasil. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p. 09. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf>.

Maroja MCS, et al. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2019; 24:e180616.

Gomes DC, et al. Gestão de programa de residência multiprofissional em saúde: dos desafios às estratégias de melhorias. Araraquara: Temas em Educação e Saúde. 2023; 19:e023018.

Silva JIM, et al. Estudo de casos em programas de residência. HU Rev. 2021; 47:1-6.

Lima VV, et al. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Interface. 2018; 22(suppl 2):1549-1562.

Publicado

10-05-2025
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

ABREU, D. D. de .; CORRÊA, A. K. S. .; CRUZ, M. N. .; PINHO, M. B. .; RAMOS, T. de J. L. de B.; SANTOS, B. S. dos .; SANTOS, I. G. dos . Estudo de caso: uma metodologia eficaz para a formação de residentes multidisciplinares. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 165–172, 2025. DOI: 10.24276/rrecien2025.15.43.165. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/924. Acesso em: 9 jun. 2025.